Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, debruçou-se sobre algumas questões que estarão em debate nos grupos de trabalho que compõem o Fórum estratégico do futebol profissional, apresentado esta sexta-feira na sede do organismo, no Porto.
O dirigente assume o "desejo de manter a Allianz Cup", mas admite que é tema de conversa e debate entre o organismo e sociedades desportivas a reflexão "sobre o que faz sentido para se ajustar o quadro competitivo". Seja como for, todas as ideias que resultem dessas reflexões serão levadas à mesa do debate na próxima cimeira de presidentes, que deverá realizar-se em dezembro.
Competitividade e aumento das assistências nos estádios: "Este Fórum tem esse princípio. Quanto mais regulamentos e regras transparentes, simplificar processos, simplificar horários de jogos, ir ao encontro dos adeptos, criar melhor experiência nos estádios, perceber importância de todo o futebol e, com base nisso, contribuir para que dirigentes e clubes tenham melhores condições para aprimorar os nossos espetáculos, contribuímos para valorizar o futebol. Estou nesta casa há 30 anos, em funções diferentes, e é justo reconhecer o esforço feito nestes 30 anos. É suficiente? Não, é um novo tempo, cada dia é um novo dia, o que foi feito há que reconhecer, mas agora ver o que faz falta. Por haver caminhos a percorrer, fazemos este fórum. Vivemos num país com dimensão mundial de respeito. Estamos todos imbuídos nesse espírito."
Formatos competitivos, Taça da Liga: "A Allianz Cup nada indica que seja para terminar. Nós estamos a conversar com as sociedades desportivas para refletir sobre o que faz sentido para se ajustar o quadro competitivo, algo diferente, é uma reflexão que faremos em conjunto. Este Fórum e estes grupos de trabalho, um dele é sobre as competições, irá refletir sobre isso, mas temos um diálogo permanente com clubes, mas é nosso desejo manter a Allianz Cup.
Modelo da Taça da Liga: "O modelo em vigor foi aprovado pelas sociedades desportivas, pela Liga, respeitamos e mantemos. Estamos a fazer um périplo pelos clubes, conversando e sensibilizando sobre o que acham fazer sentido, vamos em conjunto ter essa reflexão, depois nesta sala, em dezembro, refletir sobre essas matérias. Depois comunicaremos a evolução que teve."
Centralização: "Foi feito essa decisão, norma definida pelo Governo, estamos em conjunto com as sociedades desportivas a tudo fazer para cumprir. Estamos a dialogar com todos os clubes e em conjunto com entidades que têm a ver com o processo, é público, entregámos dossiê de regulamento à Autoridade da Concorrência (AC) a 30 de outubro e entregámos isso depois de conversas com todos os clubes. Reunimos de novo com a AC, entregámos e contamos que neste mês existam respostas. (...) Depois vamos fazer contactos com operadores nacionais e internacionais, promover o produto e, até lá, fazer com que os jogos sejam mais competitivos, mais tempo útil. Valorizar o futebol para quando formos ao mercado, ao tal leilão, tenhamos um melhor produto, mais reconhecido e com interesse de todo o Mundo. Se o bolo final for maior que o esperado, estaremos satisfeitos, mas compromisso é fazer tudo ao que estiver ao alcance para que o bolo, a apetência e motivação para comprar o produto seja maior."
Por André GonçalvesTreinador do FC Porto comenta trocas na ficha de jogo
Avançado sublinha ainda que o principal objetivo é ajudar a equipa a garantir a permanência
Clube da Luz determinado em chegar aos 100 mil votantes na segunda volta
Entre os 1.172 entrevistados antes do jogo com o Leverkusen, totalizando 25.896 votos, a maioria são homens e têm direito a 20 votos
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Italiano recorda o momento em que o astro argentino decidiu juntar-se ao clube parisiense