O Real Madrid de Carlo Ancelotti, herdado de José Mourinho, é uma equipa desconcertante, mas no ziguezaguear que se lê nas exibições e resultados e na tática do treinador italiano, há um padrão.
No espaço de quatro dias, duas derrotas ditaram a perda de liderança na liga espanhola, com vantagem de três pontos, e a passagem para o terceiro lugar, com três pontos de atraso para Atlético Madrid, que é seguido de perto pelo Barcelona.
Os desaires de domingo e quarta-feira aconteceram diante de dois adversários que estão dentro dos seis primeiros lugares, os que dão direito a participação nas provas da UEFA. O historial dos embates com Barcelona e Sevilha confirmam o tal padrão da equipa de Ancelotti: incapacidade de se impor nos redutos de equipas fortes.
É certo que o jogo diante dos catalães, no domingo, foi no Santiago Bernabéu (3-4), mas, na primeira volta, em Camp Nou, também se registou um resultado desfavorável aos merengues (2-1). Os andaluzes, a jogar em casa na quarta-feira, impuseram a sua lei, vencendo por 2-1.
Para trás, nos restantes encontros diante dos seis primeiros, os merengues empataram no Vicente Calderón (Atlético, 2-2) e em San Mamés (Athletic, 1-1). A 6 de abril, dentro de duas jornadas (32.ª) tem lugar a visita à Anoeta, casa da Real Sociedad, atual 6.º classificado.
Como a Real Sociedad tem apenas um ponto de vantagem sobre o Villarreal, convém incluir o submarino amarelo nestas contas, pois nessa altura poderá ter ocorrido uma alteração na classificação. E, surpresa: os merengues também não venceram no Madrigal (2-2).
O rol de maus resultados dos merengues na liga espanhola - empates e derrotas - fica completo completo com o 2-2 em Pamplona, na visita ao reduto do Osasuna, atual 17.º classificado.
Em relação ao Sevilha, o último desaire dos merengues, refira-se Atlético Madrid e Barcelona venceram na deslocação ao reduto dos andaluzes, enquanto o Athletic empatou. Só a Real Sociedad perdeu.
Na Liga dos Campeões, o Real Madrid não fez melhor, ao empatar no reduto da outra equipa forte da fase de grupo, a Juventus (os italianos acabariam por ficar pelo caminho, com o Galatasaray a seguir para os oitavos-de-final). Em Turim, os merengues não foram além do 2-2.
REAL FRENTE AOS SEIS PRIMEIROS DA LIGA:
Merengues mantêm registo 100% vitorioso na La Liga
Apesar do erro assumido na expulsão do defesa, o castigo mantém-se e até Xabi Alonso criticou a decisão
Técnico do Real Madrid foi orientado pelo 'Special One' e defrontará o Benfica, na Luz, em janeiro
Responsável de performance do Real Madrid elogia croata
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins