Resumo do último dia de mercado: os principais destaques das transferências nacionais e internacionais
Está concluída mais uma janela de mercado de transferências de inverno! Dos três 'grandes', Sporting e FC Porto foram os clubes que mais se movimentaram (e fizeram movimentar), principalmente nas últimas horas.
Mas vamos por partes. Os leões acertaram as saídas de Geny Catamo e Bruno Gaspar (o primeiro a título de empréstimo e o último em definitivo), ambas para o Vitória de Guimarães, com Jovane a rumar cedido, até ao final da temporada, aos italianos da Lazio. Em sentido contrário, o de chegada, a turma de Rúben Amorim viu regressar Islam Slimani, ex-Olympique de Lyon, e assinou com o inglês Marcus Edwards.
Já o FC Porto, depois das saídas sonantes de Sérgio Oliveira (empréstimo para a AS Roma) e de Luis Díaz (em definitivo para o Livepool), viu apenas o jovem Benicio Baker-Boaitey sair para o Brighton até ao final da presente temporada. No que toca a entradas no plantel, Sérgio Conceição tem alguns motivos para sorrir. Para o ataque, os dragões asseguram a recompra de Galeno ao Sp. Braga e inscreveram o brasileiro Fernando Andrade, anunciando a chegada do internacional português Rúben Semedo para a defesa.
Quanto ao Benfica, apenas a registar duas 'entradas' neste último dia de mercado: Tiago Coser (ex-Chapecoense) e de... Yony González. O avançado colombiano, de 27 anos, já pertencia aos quadros do clube da Luz, mas acabou por surgir (com alguma surpresa, diga-se) na última atualização da Liga. No que toca a saídas, os encarnados disseram adeus a dois produtos da formação: Ferro (que rumou aos croatas do Hajduk Split por empréstimo até ao final da época) e Ronaldo Camará (para o Monza).
Dos restantes clubes do principal escalão português, a destacar Famalicão e Estoril, que anunciaram algumas importantes contratações neste último dia de mercado, sem esquecer, claro, uma das transferências mais surpreendentes desta janela em Portugal: o regresso de Nicolás Gaitán ao campeonato português, agora para vestir as cores do Paços de Ferreira.
Já no segundo escalão, o Leixões foi a equipa mais ativa nesta janela (poderá constatar isso mesmo com apenas um 'scroll' ou então visitando a página do clube no nosso site aqui).
Lá fora, destaque natural para o regresso de Eriksen aos relvados. O internacional dinamarquês assinou pelo Brentford, da Premier League. Em Espanha, Aubameyang já esteve nas instalações do clube catalão, mas até ao momento ainda não existe qualquer oficialização - o facto de assinar livre não obriga o Barcelona a comunicar à Liga até à hora limite de fecho. Em Inglaterra, para além de Eriksen, nota para a tripla contratação de peso do Everton, que conta a partir de hoje com Frank Lampard como treinador e com Van de Beek e Dele Alli como reforços da equipa principal. O Tottenham, outro clube que hoje se mostrou ativo, assinou com Kulusevski e Rodrigo Bentancur, dois ex-Juventus.