Campeão na eficiência e sustentabilidade: já conduzimos o novo Mercedes-Benz CLA elétrico

Mercedes-Benz CLA 250+
• Foto: Mercedes-Benz Portugal

Viajar sem a preocupação de olhar para o tanque do veículo para perceber se tem de abrir uma aplicação de navegação para procurar o posto de abastecimento mais próximo é um hábito que os condutores têm vindo a perder a cada dia que passa. A chegada do novo Mercedes-Benz CLA é mais um passo dado nesse sentido. Record teve a oportunidade de testar o CLA 250+ e as primeiras impressões não podiam ser mais positivas. 

Equipado com uma bateria de 85 kWh, o Mercedes-Benz CLA 250+ oferece uma impressionante autonomia de 790 km, com um consumo de energia total combinado de 12,2 kWh/100 km. Assumindo que os valores de consumo de energia nunca são exatos - mudam consoante inúmeras variantes, sejam elas o estilo de condução utilizado, a temperatura exterior ou até mesmo os diferentes tipos de trajeto (urbano, interurbano e autoestrada) -, estes não deixam de ser valores referência para o mercado, que colocam o novo 100% elétrico da marca alemã no 1.º lugar quando falamos numa corrida pela eficiência. Acrescentando isto à qualidade de um automóvel da marca Mercedes, o resultado só poderia ser de excelência.

PUB

Com 272 cv de potência, o Mercedes-Benz CLA 250+ é uma verdadeira mistura entre uma condução confortável, segura e sustentável. O modo 'Sport' ajuda-nos a extrair toda a potência que o automóvel tem para oferecer: velocidade máxima de 210 km/h, sendo que para ir dos 0 aos 100 km/h só precisa de 6,7 segundos. Pode ser adquirido a partir de 55.500 euros, mas há muito mais para saber. Fique a par de tudo nas próximas linhas.

 

PUB

Autonomia é certamente uma das palavras-chave quando falamos do novo Mercedes-Benz CLA 250+. Para além da autonomia de até 790 km, o 100% elétrico da marca alemã tem um sistema elétrico de 800 V, que permite um carregamento por corrente contínua (DC) de até 320 kW. Vai um exercício simples? Um carregamento de apenas 10 minutos permite-lhe recuperar até 325 km de autonomia. Para quem está habituado a fazer longas viagens de carro, este é certamente um dado que não pode ignorar na hora de escolher o seu próximo automóvel elétrico. Em corrente alternada (CA), o novo Mercedes-Benz CLA 250+ permite-lhe fazer um carregamento de até 11 kW.

Foto: Mercedes-Benz
Foto: Mercedes-Benz
Foto: Mercedes-Benz

1/3

PUB

 

Inovação é outra das palavras de ordem do CLA elétrico. A Mercedes-Benz fez questão de conciliar o luxo moderno - já presente noutros modelos da marca - com o estilo mais desportivo. No interior do CL 250+ podemos encontrar vários pormenores que vão neste sentido, desde o impressionante teto panorâmico fixo aos novos bancos desportivos. Aqui, terá a possibilidade de optar por três linhas de equipamento distintas: Progressive, AMG e AMG Plus. As principais diferenças entre os três vão desde o formato do volante (secção inferior achatada ou circular na sua totalidade) aos tipos de acabamentos (cromado ou alumínio), sem esquecer os bancos (estilo conforto ou desportivo).

O interior do CLA 250+ conta também com uma consola central de dois níveis, bem como com bancos traseiros rebatíveis (40:20:40), dando a possibilidade de um maior aproveitamento do espaço. Mas a grande novidade vai para o MB.OS, o novo sistema operativo que permite ao CLA dar um salto significativo na digitalização de automóveis. Confessamos que a quarta geração do MBUX ganhou um lugar especial no nosso coração, até porque é o primeiro sistema de infoentretenimento automotivo a integrar inteligência artificial da Microsoft e do Google, com o intuito de oferecer uma experiência única a cada condutor.

PUB

Fruto desta parceria com o Google, o sistema de navegação do CLA 250+ conta com dados do Google Maps, combinando, assim, os principais serviços do Google, como dados de tráfego em tempo real, com os serviços da Mercedes-Benz, principalmente no que diz respeito ao carregamento e estacionamento.

Com uma nova interface muito intuitiva e simples, o MBUX permitir-lhe-á concluir a maioria das ações que pretende ser sair do Menu Inicial. Record esteve no papel do condutor mas também como passageiro e sem dúvidas que esta nova interface ajuda-nos a usufruir de forma diferente de toda a viagem.

PUB
Foto: Mercedes-Benz Portugal
Foto: Mercedes-Benz Portugal

1/2

 

O Mercedes-Benz CLA 250+ conta com um coeficiente de eficiência de 0,21, valor que explica o porquê de o 100% elétrico da marca alemã ser já um campeão nesta temática. O facto de contar com um capot alongado, com projeções curtas e traseira GT, para além de jantes com design aerodinâmico e puxadores das portas integrados são 'pormaiores' que permitem ao CLA elétrico utilizar menos energia e combustível para se movimentar em estrada, garantindo uma maior eficiência aerodinâmica e de combustível. A tudo isto junta-se ainda o facto de o CLA 250+ contar com emissões de CO2 combinadas de 0 g/km. É um automóvel criado a pensar no nosso futuro e nós agradecemos.

PUB

 

Tal como já referimos, o Mercedes-Benz CLA 250+ pode ser adquirido a partir de 55.500 euros, com IVA incluído. Esta motorização, que conta com tração traseira e 272 cv de potência, tem autonomia elétrica até 790 km. A gama CLA conta ainda com o novo 350 4Matic, que conta com tração integral e 354 cv de potência. Conta com uma autonomia elétrica de até 769 km e pode ser adquirido a partir de 60.500 euros.

PUB

 

Motor 100 elétrico
Potência (cv): 272
Binário (nm): 335
Capacidade da bateria (kWh): 320
Velocidade máxima (km/h): 210
Aceleração 0-100 km/h (seg): 6,7
Consumo de energia total combinado (kWh/100 km): 12,2-14,1
Capacidade da bagageira (l): 101 (Frunk) e 405 (traseira)
Comp/Larg/Alt (m): 4.7/2/1.5
Peso (kg): 2510
Preço (€): a partir de 55.500 euros, com IVA incluído.

PUB

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Motores Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB