Nicolas Otamendi frisou que o dia 18 de dezembro de 2022 "não voltará a ser uma data qualquer" após a conquista do Mundial'2022 por parte da Argentina.
18.12.2022 CAMPEONES DEL MUNDO ya no va ser una fecha cualquier. Una fecha que quedará marcada por el resto de mi vida. La fecha en la que también tuve la posibilidad de consagrarme CAMPEÓN en mi partido número 100 con los colores más hermosos . pic.twitter.com/2rwoSsoPxn
18.12.2022 CAMPEONES DEL MUNDO ya no va ser una fecha cualquier. Una fecha que quedará marcada por el resto de mi vida. La fecha en la que también tuve la posibilidad de consagrarme CAMPEÓN en mi partido número 100 con los colores más hermosos . pic.twitter.com/2rwoSsoPxn
Dybala: «Ser campeão do Mundo é o que toda a gente ambiciona»
Paulo Dybala foi outro dos jogadores argentinos que publicou uma fotografia com a taça do Mundial'2022. "Ser campeão do Mundo é o que toda a gente ambiciona", escreveu o jogador da Roma.
Brasileiros e 'rivais' Pelé, Neymar e Ronaldo Nazário rendidos ao génio de Messi
Os brasileiros Pelé, Neymar e Ronaldo Nazário felicitaram e elogiaram hoje Lionel Messi pelo título mundial de futebol, celebrando o génio do argentino fundamental na competição ganha na final à França, no desempate por penáltis.
Que final para o MELHOR MUNDIAL! Análise, destaques e melhor 11 do Qatar'2022 com Pedro Ferreira e Óscar Botelho
22:0118.12.2022
Hoquista do Benfica mostra festa argentina no Terreiro do Paço
Micaela Balmaceda, hoquista argentina do Benfica, mostrou através do seu Instagram a tremenda festa no Terreiro do Paço após a conquista do Mundial de futebol no Qatar. E o cântico da moda não faltou na capital portuguesa...
Otamendi mostrou em direto a festa no balneário da Argentina: a figura foi... Kun Agüero
Nicolás Otamendi entrou em direto no Instagram para mostrar como estava a ser a festa no balneário da Argentina após a conquista do Mundial'2022. E uma das figuras foi... Kun Agüero, antigo avançado que se juntou à comitiva já com a prova em andamento.
Pub
21:5218.12.2022
Deschamps: «Não lhes tiro o mérito, felicito esta seleção da Argentina pelo título»
Didier Deschamps, selecionador de França, analisou a final do Mundial que 'pendeu' para Argentina e apontou ao "muito coração" dos gauleses no relvado.
"Colocámos muito coração e energia para dar a volta ao jogo. E quando se vem do nada e nos aproximamos de conseguir algo, que nos escapa, então ainda é mais difícil de digerir, mas temos de aceitar. Ao 2-0, se levássemos o terceiro, não havia nada a fazer. Não fizemos as coisas certas durante quase uma hora, mas, depois, com muita qualidade, coragem e energia, levamo-los ao limite. Quando não há 'Graal' no final, e não estivemos longe dele, isso custa", vincou o técnico.
Scaloni: «Messi conquistou o direito de decidir o que fazer na sua carreira»
Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, destacou a alegria dada ao seu povo com a conquista do título mundial.
"É bom ver as pessoas felizes. Sei que é só um jogo de futebol, que é um campeonato do mundo, que não é mais do que futebol, mas para nós é algo mais. Que festejem. Que desfrutem. A vida continuará, os problemas que temos continuarão, mas estamos um pouco mais felizes. E isso é bom", disse o treinador, elogiando Messi.
"O que importa se ele quer continuar a jogar? Ele conquistou o direito de decidir o que fazer na sua carreira de futebolista e na seleção argentina. Não tem nenhuma dívida, e isto é se tivesse, para mim nunca teve. É um prazer treiná-lo e aos companheiros. O que transmite aos companheiros é algo que nunca vi, nunca vi nenhuma pessoa que seja tão influente junto dos seus companheiros. Isso é maravilhoso", referiu Scaloni, falando também de Maradona: "Pudemos ganhar este Mundial, que temos sonhado há muito tempo, que merecíamos. Espero que ele, lá em cima, tenha gostado (...)."
Enzo Fernández diz que Messi é o melhor de sempre nas redes sociais e Rúben Dias 'aplaude'
Após sagrar-se campeão mundial, Enzo Fernández publicou no Instagram uma fotografia ao lado de Lionel Messi no balneário, durante as celebrações, destacando o colega como o melhor futebolista de sempre.
"O melhor de todos os tempos. Campeões!", escreveu o médio naquela rede social, originando um comentário de Rúben Dias, que publicou um emoji de palmas, mas também reações do Benfica, que falou em "orgulho", e de Grimaldo. "Mereces, craque", disse o lateral encarnado.
Proença destaca Enzo e Otamendi: «Sinal inequívoco da cada vez maior atratividade do futebol português»
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, deu os parabéns à Argentina pela conquista do título mundial, destacando Otamendi e Enzo Férnandez. "Parabéns à Argentina pelo título de campeã do Mundo, conquistado após uma partida emocionante contra a França", referiu numa mensagem nas redes sociais.
"Pela primeira vez na história a Liga portuguesa tem dois representantes no lote de novos campeões mundiais: Otamendi e Enzo Fernández, que foi consagrado como melhor jogador jovem do torneio. Um sinal inequívoco da cada vez maior atratividade do futebol profissional português para os grandes talentos internacionais, que aqui encontram um verdadeiro espaço de projeção internacional", salientou.
21:0618.12.2022
Argentino Carlos Nicolía celebra título mundial ao lado de... José Mourinho
O benfiquista Carlos Nicolía também celebrou a conquista do Mundial por parte da sua Argentina e publicou uma imagem a rigor ao lado de... José Mourinho, treinador português da Roma que se encontra a estagiar no Algarve.
Argentinos Alvarez e Romero celebram juntos a conquista do Mundial: «O que sofremos!"»
Depois de já terem celebrado o título este ano no Mundial de hóquei em patins em San Juan, o benfiquista Pablo Alvarez e o sportinguista Gonzalo Romero festejaram agora o título mundial como adeptos no futebol. E rivais dentro de campo, unidos no... sofrimento.
O presidente do Paris Saint-Germain, o qatari Nasser Al-Khelaifi, revelou-se este domingo "orgulhoso" do desempenho dos seus futebolistas, Lionel Messi e Kylian Mbappé, na final do campeonato do Mundo que a Argentina venceu ante a França."Estou orgulhoso dos meus jogadores. Não posso estar mais orgulhoso do que agora", disse, considerando que esta foi uma "final magnífica, a melhor da história do campeonato do Mundo".
A Argentina dominou boa parte do desafio que liderou até perto do fim, com golos de Messi, aos 23 de penálti, e Di Maria, aos 36, até que Kylian Mbappé reduziu aos 80, de penálti, e igualou aos 81.
Já no prolongamento, Messi recolocou os sul-americanos na frente, aos 108, mas aos 118 o seu companheiro do Paris Saint-Germain empatou novamente, levando a final para o desempate nos penáltis em que os albi-celestes se impuseram por 4-2.
"Como cidadão do Qatar, também estou muito orgulhoso, muito feliz com o que temos feito, ao nível da organização, da segurança, dos estádios, da receção dos adeptos, das instalações para os treinos... Tenho muito orgulho de tudo. Não somos más pessoas. Tenho a certeza de que foi o melhor campeonato do Mundo da história", completou.
A Argentina conquistou assim o 'tri', depois de 1978 em casa e 1986 no México, enquanto a França continua com dois êxitos, em 1998 também como anfitrião e 2018 na Rússia.
Lusa/EPA
20:2518.12.2022
Hugo Lloris: «Quase parecia um combate de boxe, pancada a pancada»
Hugo Lloris não escondeu o descontentamentopela derrota de França diante da Argentina, na final do Mundial'2022. O guarda-redes francês comparou o jogo decisivo com um combate de boxe e lamentou a má exibição dos gauleses nos primeiros 45 minutos.
"Fomos demasiado reativos na final. Quase parecia um combate de boxe, pancada a pancada. Lamento que tenhamos perdido a primeira parte. Não desistimos. Era preciso um vencedor, que se decidiu nos penáltis, o que é sempre cruel. Saímos sem nada. Já passou um mês de competição. Podíamos ter perdido 2-0, mas continuámos a acreditar que podíamos virar o jogo. Quando a sorte não quer nada connosco... nessa oportunidade, aos 120 minutos, que nos podia ter dado o 4-3", começou por referir o capitão francês.
"Devemos dar os parabéns aos argentinos, que fizeram um grande campeonato e uma grande final", frisou, sem querer abordar um possível adeus à seleção.
"Não é o momento de responder a essas questões, responderei brevemente. É uma noite triste para todos os jogadores, para o staff, para os adeptos, mesmo que tenhamos conquistado grandes coisas. Existe a dor de perder", apontou.
Também Varane se mostrou naturalmente desapontado com o desfecho do encontro. "Estamos muito dececionados. Demos tudo. Tivemos de ultrapassar muitos obstáculos durante a competição. Lutámos até ao final e não nos rendemos, recuperámos, podíamos ter vencido. Estou muito orgulhoso de ser francês e do grupo. Mantivemos a cabeça erguida", confessou o defesa francês.
"Regressamos ao jogo, quando não estávamos nele. Aconteceu rapidamente. Fisicamente fomos melhores, forçámos e acreditámos. Não estávamos longe de dar a volta a um jogo que começámos mal. Tivemos um percurso sinuoso, mas há força mental e muito coração neste grupo. Foi o que nos permitiu estar na final, voltar a este jogo, mesmo que isso não tenha sido suficiente para vencer", concluiu.
Presidente da Argentina dá os parabéns aos jogadores: «São o exemplo de que nunca devemos baixar os braços»
O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, destacou este domingo o "exemplo" da seleção albiceleste na conquista do Mundial'2022, em futebol, impondo-se na final à França na cobrança de grandes penalidades."Obrigado aos jogadores e à equipa técnica. São o exemplo de que nunca devemos baixar os braços. Que temos um grande povo e um grande futuro", escreveu na sua conta no Twitter.
O governante publicou ainda uma fotografia em que surge acompanhado da mulher, Fabiola Yáñez, e do seu filho diante da televisão onde aparecem jogadores argentinos abraçando-se.
Fernández anunciou no sábado que assistiria "em casa" à final do Mundial, acabando, dessa forma, com os rumores de que iria estar no Estádio Lusail, palco da final, no Qatar.
"Como milhões de compatriotas, desfrutarei da final do Campeonato do Mundo em casa. Viverei este momento fantástico da mesma forma que o fiz até agora, junto à minha gente", escreveu ainda na publicação.
O governo argentino restringiu em agosto as viagens ao exterior aos funcionários públicos, limitando as transferências para eventos "reconhecidos e urgentes" para os interesses do Estado e cuja organização não contempla a possibilidade de participar virtualmente, atendendo, assim, às fracas reservas internacionais.
No sábado, numa publicação no Twitter, o chefe de estado argentino aludiu ao fator superstição para não comparecer pessoalmente na final, já que a presença de responsáveis políticos nos estádios está associada ao azar na Argentina, país em que os adeptos são fortemente supersticiosos.
Acresce a isto que o Presidente sofreu uma "gastrite erosiva com sinais de sangramento" durante a sua última visita internacional, na Cimeira do G20, que decorreu na ilha indonésia de Bali, em novembro passado.
Reuters
Pub
20:1618.12.2022
Após derrota Macron diz que os bleus fizeram sonhar a França
O Presidente francês, Emmanuel Macron, saudou a equipa gaulesa após a derrota da França face à Argentina, na final do Campeonato Mundial de Futebol, dizendo que ela fez sonhar o país.
"Os Azuis fizeram-nos sonhar", escreveu o Presidente francês na sua conta na rede social Twitter, quando desceu ao relvado do estádio que acolheu a final do Campeonato Mundial de futebol para consolar os jogadores franceses, equipados com o seu equipamento azul.
As câmaras de televisão mostraram como Macron se agachou para conversar um pouco com a principal estrela da equipa gaulesa, Kylian Mbappé, a quem também dedicou alguns gestos afetuosos.
Macron esteve presente na final do Mundial, ao contrário do Presidente argentino, Alberto Fernández, que não viajou ao Qatar para esta final.
Ao longo do jogo, as câmaras televisivas por várias vezes centraram-se no Presidente francês, que iniciou o jogo a cantar o hino, "A Marselhesa", e aplaudiu entusiasticamente os golos da sua equipa.
A Argentina conquistou hoje pela terceira vez o Mundial de futebol, repetindo 1978 e 1986, ao vencer a França por 4-2 no desempate por grandes penalidades, após 3-3 nos 120 minutos, em Lusail, no Qatar.
Os sul-americanos marcaram os quatro penáltis no desempate, enquanto os franceses, que defendiam o título, falharam dois, por Coman e Tchouaméni, o primeiro detido por Emiliano Martínez.
No tempo regulamentar, Lionel Messi, aos 23 e 108 minutos, o primeiro de penálti, e Ángel Di Maria, aos 36, marcaram para os sul-americanos, enquanto Kylian Mbappé somou um hat trick para os franceses, aos 80', 81' e 118', o primeiro e o último de grande penalidade.
Macron abraça Mbappé aquando da entrega das medalhasReuters
20:0818.12.2022
Messi deixa garantia: «Não me vou retirar da seleção»
Autor de dois golos na final diante da França e eleito melhor jogador do Mundial'2022, Leo Messi assumiu o seu alívio por finalmente ter conquistado o troféu mais desejado do futebol. "Sabia que Deus iria dar-me esta taça, sentia que seria minha. Mal podemos esperar para chegar à Argentina para ver o quão loucas estão as celebrações", começou por dizer o craque argentino.
Kátia Aveiro: «Pior Copa de todos os tempos... que nos presenteou com uma grande final»
Kátia Aveiro considerou que o Mundial'2022 foi "o pior de todos os tempos" mas disse que o Argentina-França foi uma "grande final". Numa storie no Instagram, a irmã de Cristiano Ronaldo deu os parabéns aos argentinos pela conquista da prova. Leia tudo aqui.
Pub
20:0218.12.2022
Emiliano Martínez: «Tínhamos o controlo, dois remates de merda e empatam o jogo»
Emiliano Martínez foi preponderante para a conquista do Mundial'2022 ao defender um penálti de França no desempate por penáltis. No final do encontro, aquele que foi eleito o melhor guarda-redes da prova, comentou algumas defesas que fez e lamentou que dois "remates de merda" tenham levado ao prolongamento.
Leia as declarações do guarda-redes e de outros quatro jogadores argentinos aqui.
20:0118.12.2022
Benfica dá os parabéns aos campeões do Mundo
O Benfica divulgou no site oficial uma nota a dar os parabéns a Otamendi e Enzo Fernándezpelo título de campeões do Mundo ao serviço da Argentina. Tanto o central como o médio alinharam os 120 minutos da final diante da França, disputada neste domingo no Qatar, com os sul-americanos a ganharem no desempate por penáltis (4-2) após o empate (3-3) no final do prolongamento.
Enzo Fernández: «Conquistar um Mundial com o meu país não tem preço»
Enzo Fernández não conteve a satisfaçãoapós conquistar o Mundial'2022 pela Argentina, depois de uma final louco e que só ficou resolvida nos penáltis. "Eu nasci assim. Estar aqui, ter a possibilidade de conquistar um Mundial com o meu país não tem preço. Toda a minha família está cá. Vai ficar para sempre no coração", revelou o médio do Benfica, de 21 anos.
Reuters
Pub
19:5918.12.2022
Todas as reações à conquista do Mundial'2022 pela seleção argentina
A Argentina conquistou o terceiro Mundial da sua história ao bater França, nos penáltis por 4-2, após um empate (3-3) no fim do prolongamento. Veja todas as reações à final do Mundial'2022.