Uma Seleção de três atletas, Catarina Dias, Sofia Oliveira e Iuri Fernandes, vão competir no kickboxing dos Jogos Mundiais, em Chengdu (China), de 7 a 17 de agosto, a expensas próprias, sob bandeira neutra.
Os custos da comitiva de oito pessoas terá um gasto em transportes à volta dos 12.000 euros, suportados pela FNKDA, entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e Federação Internacional de Kickboxing, mas não integrada na delegação do Comité Olímpico de Portugal (COP), por não ser reconhecida com a Utilidade Pública Desportiva pela Tutela.
A estadia e equipamento será oferecida pela organização do evento, à semelhança de países sem condições financeiras ou assolados por problemas políticos ou em guerra.
Assim, os atletas em causa que se apuraram no Europeu'2024 para a competição não poderão usar a bandeira nacional e, mesmo que conquistem o ouro, o Hino Nacional não será tocado, à semelhança, por exemplo, dos atletas russos.
Catarina Dias, do GD Mirandelense, vai competir a -70 kg, Iuri Fernandes (KO Team) luta a +94 kg e Sofia Oliveira (Desportivo de Guimarães) a -60 kg.
Evento sai da América do Norte pela primeira vez na história
Carlos Ramjanali não tem dúvidas e anuncia uma etapa do K1 Japão em Portugal já em 2025
Portuguesa cedeu nas meias-finais ante a italiana Alessia Sturari
Lendários pugilistas voltam aos ringues em 2026 para um combate de exibição
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português